Ecomuseu da Cultura do Vinho - Dal Pizzol Vinhos Finos

Ecomuseu da Cultura do Vinho, espaço cultural localizado junto à Dal Pizzol, vinícola que traz consigo uma tradição na vitivinicultura que remonta o Século XIX. Sua história expressa um talento natural e cheio de experiências, sabedoria e sensibilidade na produção de vinhos, espumantes e sucos de uva.

Home /
Ecomuseu

Ecomuseu da Cultura do Vinho

A Dal Pizzol, que se dedica ao vinho há 13 gerações, sendo sete delas no Vêneto (Itália) e seis no Brasil, está localizada em Faria Lemos, Bento Gonçalves. Nesse mesmo ambiente pode ser encontrado pelos visitantes um espaço cultural, denominado Ecomuseu da Cultura do Vinho.

O espaço disposto em uma área de 80 mil metros quadrados compreende lagos e áreas verdes e visa consolidar a tradição secular e milenar da civilização do vinho na região da Serra Gaúcha, principalmente como um atrativo para o enoturismo.

Galeria de Fotos

O Ecomuseu da Cultura do Vinho, registrado nas estâncias da museologia brasileira e também admitido na Association of Culture and Tourism Ecchange (ACTE) com sede em Stranbourg, na França, é o resultado de décadas de preservação e guarda de muitos objetos de uso pessoal das famílias, bem como utensílios e equipamentos de trabalho e outras utilidades que constituem num acervo revelador e que resgata o estilo e hábitos de vida, dignos de serem expostos e mostrados para a posteridade. Fotos, documentos, centenas de garrafas de vinhos locais e estrangeiros também compõem a riqueza histórica do espaço.

Um conjunto de elementos históricos e culturais, bem estruturados e com linguagem comunicativa moderna, são parte de um projeto aprovado e apoiado pelo Ministério da Cultura do Governo Federal, através da Lei Rouanet de Incentivos Fiscais. Tudo isso está inserido no conceito básico que o vinho não é só um produto agroalimentar, mas principalmente um produto cultural, de características universais e componente de um estilo de vida e de uma civilização.