Novidades "Do Lugar" - Dal Pizzol Vinhos Finos
Dal Pizzol Vinhos Finos aproveita Dia do Vinho para inovar na marca que lançou o primeiro vinho varietal da vinícola há 35 anos. Novos na forma, mas com a mesma expressão e sem deixar a tradição de lado, os vinhos “Do Lugar” chegam esbanjando modernidade. O novo rótulo traz, de forma simbólica e estilizada, um cacho de uva representando a tradição da vinícola na elaboração de vinhos finos e também o próprio Parque Temático Dal Pizzol. O desenho faz alusão ao cuidado que ...

Home /
Novidades

Novidades "Do Lugar"

05 de julho de 2012

Dal Pizzol Vinhos Finos aproveita Dia do Vinho para inovar na marca que lançou o primeiro vinho varietal da vinícola há 35 anos.

Novos na forma, mas com a mesma expressão e sem deixar a tradição de lado, os vinhos “Do Lugar” chegam esbanjando modernidade. O novo rótulo traz, de forma simbólica e estilizada, um cacho de uva representando a tradição da vinícola na elaboração de vinhos finos e também o próprio Parque Temático Dal Pizzol. O desenho faz alusão ao cuidado que a vinícola dedica a matéria prima do vinho: a uva.

Na ilustração foi utilizada uma técnica de pincelada para retratar o trabalho artesanal ainda mantido pela vinícola no zelo com que cada garrafa é elaborada, rotulada e embalada para comercialização. O formato ascendente do rótulo não foi feito por acaso. O design foi buscar na história inspiração para representar a evolução contínua do produto “Do Lugar”.

O desejo de evidenciar a autenticidade e a qualidade dos vinhos “Do Lugar” destaca um produto genuíno e, portanto, verdadeiro como a própria história da vinícola. Outra mudança está no contra rótulo, agora ainda mais didático para facilitar o consumo e harmonização feita pelo apreciador. A novidade integra as atrações da vinícola para o Dia do Vinho, celebrado de 25 de maio a 3 de junho. Deguste!

Uma história que se renova
Não é por acaso que uma das linhas de vinhos e espumantes elaborados pela Dal Pizzol traz a marca “Do Lugar”. A construção dessa história, que se renova a cada safra, iniciou ainda na década de 1970. Naquela época, as uvas de castas europeias, cultivadas nas terras da família, davam origem ao melhor vinho do lugar, muito apreciado pelos vizinhos e amigos.

Não tardou e a produção artesanal foi descoberta por apreciadores que, eventualmente, visitavam a adega e os vinhedos do precursor Atílio Dal Pizzol. Foi, então, que surge a expressão Vinho Do Lugar.

Na safra de 1977, a natureza brindou a família com uma excelente vindima de Cabernet Franc. Esse vinho foi reservado para iniciar uma nova etapa da vida da empresa e da própria família. Em outubro de 1978, o vinho foi lançado com a marca Do Lugar numa iniciativa heróica e pioneira, sendo o primeiro varietal da vinícola. Ao mesmo tempo, a marca “Do Lugar” chegou para homenagear as encostas do Monte Lemos, de onde provinha a uva que gerou o vinho. A inspiração mais remota veio de um poema de Miguel de Cervantes, da obra “Don Quixote de La Mancha”: “Em um lugar de cuyo nombre no recuerdo...”, que retrata a luta do campesino contra o meio hostil daqueles “pagos” semi-áridos da Espanha.

Nesses 35 anos de história, a marca “Do Lugar” avançou, acompanhando a evolução dos tempos. Entretanto, a preocupação da família e da vinícola em manter viva sua tradição, nunca permitiu se afastar de sua origem.

Foto: Arquivo Dal Pizzol

Últimas Novidades

Veja o histórico completo