Dal Pizzol abre Vinhedo do Mundo e compartilha colheita - Dal Pizzol Vinhos Finos
Almoço ao ar livre foi brindado com VINUMMUNDI 2017, elaborado com 184 variedades Há oito anos a cena se repete, sempre com um grupo seleto de convidados. Este ano, pela primeira vez, a Dal Pizzol Vinhos Finos e o Instituto R. Dal Pizzol abriram a experiência ao público. Apenas 40 pessoas tiveram o privilégio de participar no sábado, 3 de fevereiro, da Colheita Simbólica do Vinhedo do Mundo - uma das três maiores coleções de uvas privada do planeta. O encontro aconteceu no Ecomuseu ...

Home /
Novidades

Dal Pizzol abre Vinhedo do Mundo e compartilha colheita

06 de fevereiro de 2018

Almoço ao ar livre foi brindado com VINUMMUNDI 2017, elaborado com 184 variedades

Há oito anos a cena se repete, sempre com um grupo seleto de convidados. Este ano, pela primeira vez, a Dal Pizzol Vinhos Finos e o Instituto R. Dal Pizzol abriram a experiência ao público. Apenas 40 pessoas tiveram o privilégio de participar no sábado, 3 de fevereiro, da Colheita Simbólica do Vinhedo do Mundo - uma das três maiores coleções de uvas privada do planeta. O encontro aconteceu no Ecomuseu da Cultura do Vinho, em Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves.

Cada participante teve a oportunidade de colher uma variedade de uva entre as 400 de 35 países de todos os continentes que compõem o acervo. Chamados individualmente, todos foram vestidos a rigor, com avental e chapéu, e munidos de uma tesoura específica para a colheita. Entretanto, somente uma variedade de uva foi colhida por cada pessoa de forma simbólica.

Além de receber amigos, comemorar mais uma vindima e promover a oitava edição da Colheita do Vinhedo do Mundo,a Dal Pizzol celebrou o patrimônio da cultura do vinho. “O momento é realmente de celebrar. Estamos vivendo uma safra de maior qualidade. O Vinhedo do Mundo é a prova de que o vinho é um produto cultural carregado de emoções. Certamente, o que está no cálice é 30%, os outros 70% estão fora dele”, enfatizou Rinaldo Dal Pizzol, presidente do Instituto R. Dal Pizzol e diretor da Dal Pizzol Vinhos Finos.

O grupo participou de um almoço a céu aberto, à sombra de árvores nativas e frutíferas que integram o Ecomuseu da Cultura do Vinho. O brinde final ficou com o VINUMMUNDI 2017, elaborado com 184 variedades de uvas do Vinhedo do Mundo, dentre elas Kadarka (Hungria), Chuscia Sciavi (Geórgia), Prokupac (Yugoslavia), Caladoc (França), Xare-lo (Espanha), Morio Muskat (Alemanha), Kyoho Hayakawa (Japão), além das clássicas Cabernet Franc, Merlot, Pinot Noir, Touriga Nacional, Tannat, Ancellotta.

As uvas desta coleção, no final da colheita, serão vinificadas em conjunto, cujo vinho, o VINUMMUNDI 2018, será apresentado na colheita de 2019. O VINUMMUNDI é um vinho cultural, não é comercializado, ou seja, expressa e simboliza a solidariedade dos povos e suas culturas.

A programação contou, ainda, com visita a Sala de Exposições e a Enoteca, antiga olaria da família onde são armazenados somente vinhos elaborados pela Dal Pizzol desde a primeira safra da vinícola.

Durante o ano, o Vinhedo do Mundo pode ser visitado por aficcionados, estudiosos e interessados de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h30. Para grupos é preciso agendar reserva pelo telefone 54 3449.2255 ou e-mail dalpizzol@dalpizzol.com.br.

Uvas colhidas
Petit Verdot - França
Tempranillo - Espanha
Mavrud - Bulgária
Vitouska - Yugoslávia
Malbec - França
Shiraz - Irã - Pérsia
Alicante Bouchet - França
Egiodola - França
Tannat - França
Trebbiano - Itália
Caladoc - França
Verduzzo - Itália
Rudi Cabernet - EUA
Peverella - Itália
Peverella Rosada - Itália
Trebbiano Toscano - Itália
Cococciola - Itália
Moscato Embrapa - Brasil
Bonarda - Itália
Gropello - Itália
Grillo - Itália
Brunello di Montalcino - Itália
Xare-lo - Espanha
Aragonez - Portugal
Tinta Cão - Portugal
Castelão - Portugal
Barlinka - África do Norte
Periquita - Portugal
Marselan - França
Kyoho Hayakawa - Japão
Ciliegiolo - Itália
Nero Amaro - Itália
Catarrato - Itália
Coda di Volpe - Itália
Vernaccia - Itália
Canaiolo Nero - Itália
Prokupac - Yugoslávia
Xarelo Rosado - Espanha
Vertkvitcialis Tetri - Geórgia
Vermentino - Itália

Últimas Novidades

Veja o histórico completo