Rinaldo Dal Pizzol recebe Medalha do Mérito Farroupilha - Dal Pizzol Vinhos Finos
Honraria foi concedida pela Assembleia Legislativa do RS nesta terça-feira A mais alta honraria concedida pelo Parlamento Gaúcho foi entregue ontem, 5 de julho, a Rinaldo Dal Pizzol, diretor da Dal Pizzol Vinhos Finos. A Medalha do Mérito Farroupilha, que acompanha a Roseta e a Barreta do Mérito Farroupilha, deve-se aos relevantes serviços prestados à cadeia produtiva do vinho. O expediente “A importância social, econômica e cultural da vitivinicultura gaúcha” foi proposto pelo ...

Home /
Novidades

Rinaldo Dal Pizzol recebe Medalha do Mérito Farroupilha

07 de julho de 2016

Honraria foi concedida pela Assembleia Legislativa do RS nesta terça-feira

A mais alta honraria concedida pelo Parlamento Gaúcho foi entregue ontem, 5 de julho, a Rinaldo Dal Pizzol, diretor da Dal Pizzol Vinhos Finos. A Medalha do Mérito Farroupilha, que acompanha a Roseta e a Barreta do Mérito Farroupilha, deve-se aos relevantes serviços prestados à cadeia produtiva do vinho.

O expediente “A importância social, econômica e cultural da vitivinicultura gaúcha” foi proposto pelo deputado Sérgio Turra e aprovada por unanimidade pela Mesa Diretora da casa. Para Dal Pizzol, o momento foi muito especial e, sem dúvida, é uma honra representar esse setor que é pujante para o Rio Grande do Sul. “Tudo isso está inserido no conceito básico que o vinho não é só um produto agroalimentar, mas principalmente um produto cultural, de características universais e componente de um estilo de vida e de uma civilização. Avalio que o vinho como cultura é um patrimônio nacional que, juntamente com a paisagem do vinhedo da Serra Gaúcha, única no Mundo, merece ser reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, objetivo a ser pleiteado”.

O deputado Sérgio Turra, que fez a entrega da Medalha a Dal Pizzol, exaltou que do Rio Grande do Sul sai 90% do vinho nacional consumido pelos brasileiros e que são 230 milhões de litros por ano, além dos 73 milhões de litros de suco de uva. Lembrou também que além da Serra Gaúcha, principal área vitivinícola, outras regiões, como Campanha, Serra do Sudeste, Alto Uruguai, Missões e Campos de Cima da Serra, vêm investindo na implantação de vinhedos como alternativa à pecuária ou a produção de grãos. Ainda destacou o trabalho realizado pelos vitivinicultores e entidades ligadas ao setor.

Durante a solenidade, também se manifestaram, por meio de apartes, os deputados Frederico Antunes, Ronaldo Santini, Zilá Breintenbach, Adão Villaverde, Vilmar Zanchin, Vinícius Ribeiro, Elton Weber e Missionário Volnei.

Rinaldo Dal Pizzol é natural de Bento Gonçalves (RS) e formado em Ciências Econômicas. Desde 1960 foi diretor de empresas do setor vinícola. Presidiu a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e foi vice-presidente da Festa Nacional do Vinho, em Bento Gonçalves, e da Festa Nacional do Champanhe, em Garibadi. 

Atualmente, além de dirigir a Dal Pizzol Vinhos Finos, junto com o irmão Antônio Dal Pizzol, Rinaldo preside o Instituto R. Dal Pizzol, responsável pela constituição do Ecomuseu da Cultura do Vinho que abriga entre outros atrativos o Vinhedo do Mundo, uma bem organizada coleção ampelográfica privada de videiras, em campo, com cerca de 400 variedades e a sala de exposição permanente de objetos históricos ligados ao vinho, disponíveis para visitas na Rota Cantinas Históricas, localizada em Faria Lemos, distrito de Bento Gonçalves (RS).

Últimas Novidades

Veja o histórico completo