Dal Pizzol apresenta Vinhedo do Mundo - Dal Pizzol Vinhos Finos
Vinícola quer reunir até 500 variedades de todo o planeta numa única coleção. A Dal Pizzol Vinhos Finos apresentou no sábado (12) um de seus projetos mais audaciosos. Mais que isso, uma proposta que promete se tornar um dos ícones do mundo do vinho no Brasil. Trata-se do Vinhedo do Mundo, projeto que tem como objetivo reunir cerca de 500 variedades de uvas de várias partes do planeta, em um espaço pequeno e acessível a aficionados, estudiosos e interessados. O Vinhedo do Mundo já ...

Home /
Novidades

Dal Pizzol apresenta Vinhedo do Mundo

13 de fevereiro de 2011

Vinícola quer reunir até 500 variedades de todo o planeta numa única coleção.

A Dal Pizzol Vinhos Finos apresentou no sábado (12) um de seus projetos mais audaciosos. Mais que isso, uma proposta que promete se tornar um dos ícones do mundo do vinho no Brasil. Trata-se do Vinhedo do Mundo, projeto que tem como objetivo reunir cerca de 500 variedades de uvas de várias partes do planeta, em um espaço pequeno e acessível a aficionados, estudiosos e interessados.

O Vinhedo do Mundo já conta com 164 variedades de videiras de 22 países, ocupando 0,5 hectare. Desde 2005, quando começou a ser desenvolvido, o projeto contou com o apoio da Embrapa Uva e Vinho, através do pesquisador Humberto Camargo, e de entidades internacionais que têm contribuído com o envio de exemplares para serem cultivados na vinícola, localizada em Faria Lemos, há cerca de 15 minutos do Centro de Bento Gonçalves.

“O vinhedo do mundo é um símbolo e uma mensagem de fraternidade e solidariedade humana que só a cultura do vinho e suas implicações filosóficas são capazes de expressar. Este projeto pretende chegar a ser uma das belas coleções de variedades vitis do mundo”, afirma Rinaldo Dal Pizzol, diretor da vinícola e responsável pelo projeto que conta com o apoio do engenheiro agrônomo Tiago Postal, no manejo das videiras.

Segundo Dal Pizzol, o objetivo é transformar o local em referência cultural para uma região vitivinícola. O Vinhedo do Mundo, além de atrativo turístico, ainda será fonte de estudo para escolas, professores e alunos das áreas ligadas ao mundo do vinho e terá como missão gerar um vinho para fins beneficentes, resultado da união de todas as variedades. Já neste ano será colhida uma safra de forma simbólica para cumprir um programa de micro vinificação com a Embrapa Uva e Vinho, que vai analisar e avaliar as potencialidades enológicas de algumas variedades.

“A partir do próximo ano, a uva colhida será utilizada para produzir um único vinho com todas as variedades juntas. Ele será elaborado, engarrafado e rotulado com uma etiqueta especial e, após, leiloado. O resultado será revertido em fundos para obras ou atividades beneficentes”, afirma Dal Pizzol.

O momento foi prestigiado pelo presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Adão Villa Verde; pelo prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli; pelo presidente da Câmara de Vereadores, Valdecir Rubbo; pelo Cônsul Honorário da Itália no município, Tarcísio Michelon, além de clientes, amigos e imprensa.

Depois de participar de uma degustação às cegas - com os olhos vendados - o grupo degustou durante o almoço o ‘vinho da virada’ escolhido na Enoteca Dal Pizzol. Em seguida, todos participaram da colheita simbólica no Vinhedo do Mundo.

Onde
A Dal Pizzol Vinhos Finos faz parte da Rota das Cantinas Históricas. Está localizada no Km 5,3 da RSC 431, distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves. O Vinhedo do Mundo integra o Parque Temático, espaço cultural e enogastronômico onde também se encontra a Enoteca Dal Pizzol, um espaço que reúne uma coleção de garrafas de safras antigas desde a fundação da empresa e que hoje são consideradas peças de museu.

Também no Parque Temático está localizado o Ristorante Enoteca Dal Pizzol, um pitoresco restaurante ao lado dos lagos, que atende grupos pré-agendados e oferece cardápios temáticos que resgatam as tradições dos imigrantes italianos que colonizaram a região. As visitações podem ser realizadas diariamente em horário comercial. Informações através do telefone 54 3449.2255 ou no site.

Utilidades do Vinhedo do Mundo
- Referência cultural para uma região vitivinícola;
- Fonte de riqueza, observação e fornecimento de material vegetativo;
- Satisfação de curiosidades;
- Objetivo de interesse para aficionados do vinho;
- Aprendizado e esclarecimento para apreciadores;
- Fonte de estudo para escolas, professores e alunos das áreas pertinentes;
- Atrativo turístico;
- Ferramenta de Marketing e relacionamento;
- Prestígio para a empresa e o Município;
- Gerar um vinho para fins beneficentes;
- Desenvolver programas de fraternidade entre os povos dos países representados pelas origens das videiras.

Últimas Novidades

Veja o histórico completo