Cabernet Franc agora é Dal Pizzol - Dal Pizzol Vinhos Finos
Vinho mais emblemático nasceu com a vinícola O ano era 1978. A família Dal Pizzol comemorava o centenário da chegada do avô Martino ao Brasil. A Vinícola Monte Lemos, mais conhecida como Dal Pizzol, lançava seu primeiro vinho: o Cabernet Franc, que nessas quatro décadas carregou a marca ‘Do Lugar’ fazendo história. A reserva da família se tornou o que hoje é considerado o vinho mais emblemático da vinícola e que agora ganha o status da marca Dal Pizzol. “O Cabernet Franc ...

Home /
Novidades

Cabernet Franc agora é Dal Pizzol

14 de agosto de 2017

Vinho mais emblemático nasceu com a vinícola

O ano era 1978. A família Dal Pizzol comemorava o centenário da chegada do avô Martino ao Brasil. A Vinícola Monte Lemos, mais conhecida como Dal Pizzol, lançava seu primeiro vinho: o Cabernet Franc, que nessas quatro décadas carregou a marca ‘Do Lugar’ fazendo história. A reserva da família se tornou o que hoje é considerado o vinho mais emblemático da vinícola e que agora ganha o status da marca Dal Pizzol.

“O Cabernet Franc marca o nascimento da Dal Pizzol. Hoje, este vinho traz uma conotação que simboliza toda história da vinícola e que merece este destaque. Ele é sinônimo de Dal Pizzol”, ressalta Antônio Dal Pizzol, sócio-diretor da empresa. Além de ter sido o primeiro vinho elaborado e comercializado pela empresa, O Cabernet Franc sempre foi muito importante para a linha de produtos e em muitas vezes a imagem da empresa. “Nada mais justo que darmos a este vinho seu merecido posto”, assegura.

Para Rinaldo Dal Pizzol, também sócio-diretor da vinícola, o Cabernet Franc faz parte da história da Dal Pizzol. “Antes de elaborar o vinho, já cultivávamos a uva Cabernet Franc. Nossa família tem uma íntima relação com a variedade. Começamos com a uva e naturalmente seguimos com o vinho”, salienta. ‘Do Lugar’ foi a primeira marca de vinhos da vinícola, que lançou a linha ‘Dal Pizzol’ somente em 1982.

Enólogo da Dal Pizzol há 25 anos, Dirceu Scottá acompanhou grande parte dessa relação de amor ao vinho com que a Dal Pizzol construiu sua trajetória. “Sempre acreditamos no potencial desta variedade, aqui no Brasil. Versátil, resistente, de boa produtividade e qualidade excelente, originam vinhos diferenciados”, destaca. Scottá explica que com o passar dos anos, os vinhedos foram sendo recuperados, novos clones foram implantados. “Buscamos a melhor região para cultivar com o melhor terroir. Assim, o vinho ganhou e muito, recebendo diversas premiações e o prestígio do mercado. Compor a linha Dal Pizzol é o merecido reconhecimento”, garante.

São 13 gerações dedicadas à uva e ao vinho, seis delas no Brasil. A Dal Pizzol traz consigo uma tradição na vitivinicultura que remonta o Século XIX (1878), quando os primeiros imigrantes da família chegaram ao Brasil. Sua história expressa um talento natural e cheio de experiências, sabedoria e sensibilidade, que lhe permitiu alcançar a qualidade dos vinhos que elabora, através do amor no cultivo de castas nobres, do trato cuidadoso na arte do vinho e de um atendimento personalizado a todos que se relacionam com a Dal Pizzol. A vinícola carrega consigo a força de uma família que traz em sua bagagem a vocação na elaboração de vinhos, aptidão hoje liderada pelos irmãos Antônio e Rinaldo Dal Pizzol.

O vinho
Safra 2015
Graduação alcoólica: 13% vol.
Acidez total: 70 Meq
Açúcar residual: 3,0 g/L
Foram elaborados 20.000 litros deste vinho.

Características do vinho
Vinho medianamente encorpado, de cor rubi-vivo, brilhante. Aromas intensos, com traços florais de violeta, e lembrando amoras e framboesas silvestres. Em geral exige pouco envelhecimento, sendo agradável para ser consumido ainda jovem.

Recomendações gastronômicas
Pelas suas características é a companhia ideal para massas com molhos de carne, aves grelhadas, assados, cordeiro, filés, risotos e queijos tipo camembert, cheddar.

Temperatura de serviço 
Para desfrutar de todas as qualidades deste vinho, ideal é consumi-lo entre 15 a 20 °C.

Últimas Novidades

Veja o histórico completo