Vinhedo do Mundo: Arte plástica no rótulo do Vinum Mundi 2013 - Dal Pizzol Vinhos Finos
Obras de três artistas de Bento Gonçalves conquistam espaço na garrafa. Trabalhos foram inspirados na colheita simbólica do Vinhedo do Mundo na safra passada. Eliane Averbuck, Aido Dal Mas e Sônia Bervian Possamai acompanharam a colheita simbólica no Vinhedo do Mundo na safra de 2013, expressando ao vivo, através da pintura, o que o vinho desperta na arte de cada um. O resultado foi apresentado no dia 16 de janeiro. Entre as três obras, uma será o rótulo do Vinum Mundi 2013 que ...

Home /
Novidades

Vinhedo do Mundo: Arte plástica no rótulo do Vinum Mundi 2013

24 de janeiro de 2014

Obras de três artistas de Bento Gonçalves conquistam espaço na garrafa. Trabalhos foram inspirados na colheita simbólica do Vinhedo do Mundo na safra passada.

Eliane Averbuck, Aido Dal Mas e Sônia Bervian Possamai acompanharam a colheita simbólica no Vinhedo do Mundo na safra de 2013, expressando ao vivo, através da pintura, o que o vinho desperta na arte de cada um. O resultado foi apresentado no dia 16 de janeiro. Entre as três obras, uma será o rótulo do Vinum Mundi 2013 que será lançado e degustado pelo seleto grupo de participantes da colheita simbólica deste ano, que acontecerá dia 8 de fevereiro no Ecomuseu do Vinho, na Rota Cantinas Históricas, distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves.

Os artistas foram convidados pelo Instituto R. Dal Pizzol, dando início a um ciclo que a cada ano poderá envolver novos artistas, de qualquer parte do mundo, passando a ser hábito no projeto. É a união de duas artes que andam juntas em torno da cultura do vinho. E a cultura do vinho vai muito além da taça.

A apresentação do Vinum Mundi 2013 será durante o almoço que segue a colheita simbólica, programada para o segundo sábado de fevereiro. Depois de participar da colheita, o grupo de convidados, entre políticos, autoridades, empresários e jornalistas, terá o privilégio de conhecer o rótulo adotado e degustar o vinho elaborado a partir da vinificação de uma centena de variedades de uvas de 16 países, momento que também será compartilhado pelos artistas.

O Vinum Mundi, assim como o Vinhedo do Mundo, é inspirado em parceria com uma instituição italiana da região do Friulli, na fronteira com a Eslovênia, cujo mentor intelectual e executor, enólogo Luigi Soini, aficionado da cultura do vinho.

Este é o terceiro ano que o vinho é elaborado com as uvas colhidas e produzidas no vinhedo. O primeiro foi o Vinum Mundi 2011, apresentado na segunda colheita simbólica realizada em 11 de fevereiro de 2012. O segundo foi o Vinum Mundi 2012, apresentado na terceira colheita simbólica em 3 de fevereiro de 2013.

Compondo a série de atrativos culturais do Ecomuseu do Vinho, o Vinhedo do Mundo está acessível a aficionados, estudiosos e interessados de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h40min e das 13h30min às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h30min.

Últimas Novidades

Veja o histórico completo