Colheita Simbólica do Vinhedo do Mundo chega a sua sétima edição - Dal Pizzol Vinhos Finos
A maior coleção de videiras privada da América Latina tem se tornado um dos ícones da civilização do vinho no Brasil No dia 4 de fevereiro, o Ecomuseu da Cultura do Vinho estará em festa. Foi a data escolhida para receber amigos, comemorar mais uma vindima e promover a sétima edição da Colheita Simbólica do Vinhedo do Mundo, organizada pelo Instituto R. Dal Pizzol e pela Dal Pizzol Vinhos Finos. É o momento de enaltecer tradições e o patrimônio da cultura do vinho. Um seleto ...

Home /
Novidades

Colheita Simbólica do Vinhedo do Mundo chega a sua sétima edição

25 de janeiro de 2017

A maior coleção de videiras privada da América Latina tem se tornado um dos ícones da civilização do vinho no Brasil

No dia 4 de fevereiro, o Ecomuseu da Cultura do Vinho estará em festa. Foi a data escolhida para receber amigos, comemorar mais uma vindima e promover a sétima edição da Colheita Simbólica do Vinhedo do Mundo, organizada pelo Instituto R. Dal Pizzol e pela Dal Pizzol Vinhos Finos. É o momento de enaltecer tradições e o patrimônio da cultura do vinho.

Um seleto grupo de importantes autoridades e convidados participará desse ritual que anualmente acontece como parte da programação Bento em Vindima, da Secretaria Municipal de Turismo, no distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves/RS. Considerada uma das três maiores coleções de videiras privadas do planeta, a maior da América Latina, o Vinhedo do Mundo tem se tornado um dos ícones da civilização do vinho no Brasil. A coleção, com cerca de 400 variedades e mais de 30 países dos cinco continentes, a maioria em produção, ocupando um pequeno espaço de 0,7 hectare.

“O momento é realmente de celebrar, tivemos uma safra dentro do esperado, diferente do que aconteceu no ano passado em que centenas de produtores foram prejudicados pelo mau tempo. O Vinhedo do Mundo é a prova de que o vinho é um produto cultural carregado de emoções. Certamente, o que está no cálice é 30%, os outros 70% estão fora dele”, enfatiza Rinaldo Dal Pizzol, presidente do Instituto R. Dal Pizzol.

As uvas desta coleção, no final da colheita, serão vinificadas em conjunto, cujo vinho, o VINUMMUNDI 2017, será apresentado na colheita de 2018. O VINUMMUNDI é um vinho cultural, não é comercializado, ou seja, expressa e simboliza a solidariedade dos povos e suas culturas. No dia 4 de fevereiro, os convidados terão a oportunidade de degustar o VINUMMUNDI safra 2016.

Durante o ano, o Vinhedo do Mundo pode ser visitado por aficcionados, estudiosos e interessados de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h30. Para grupos é preciso agendar reserva pelo telefone 54 3449 2255/ Fax 54 3449 2222 ou e-mail dalpizzol@dalpizzol.com.br.

Fotos: Daniel Anderson

Últimas Novidades

Veja o histórico completo