Ecomuseu da Cultura do Vinho - Dal Pizzol Vinhos Finos

O Ecomuseu da Cultura do Vinho é um espaço cultural localizado junto à Dal Pizzol Vinhos Únicos, vinícola que traz consigo uma tradição na vitivinicultura que remonta o Século XIX. Sua história expressa um talento natural e cheio de experiências, sabedoria e sensibilidade na produção de vinhos, espumantes e sucos de uva.

Home /
Enoturismo

Ecomuseu da Cultura do Vinho

O Ecomuseu da Cultura do Vinho, que é registrado nas estâncias da museologia brasileira e também admitido na Association of Culture and Tourism Ecchange (ACTE) com sede em Stranbourg, na França, é o resultado de décadas de preservação e guarda de relíquias ligadas à cultura do vinho.

O acervo conta com centenas de utensílios e ferramentas utilizados na elaboração e consumo do vinho, fotos, documentos e uma coleção com mais de 200 garrafas nacionais e estrangeiras provenientes dos 5 continentes, dentre elas a garrafa de vinho mais antiga do Brasil, datada de 1937 e ânforas italianas originais.

Galeria de Fotos

Situada no coração do Ecomuseu da Cultura do Vinho, em meio a videiras históricas, a Enoteca Dal Pizzol guarda uma coleção de garrafas de safras antigas e representativas, desde a fundação da vinícola.

Sua construção, ainda original, possui espessas paredes que ajudam na conservação das relíquias, que são acondicionadas uma a uma manualmente e permanecem em constante evolução a fim de potencializar e guardar toda a história que há dentro delas.

Vinhedo do Mundo

O Ecomuseu abriga uma bem organizada coleção ampelográfica privada, em campo, com cerca de 400 variedades de uvas de 30 países, chamada Vinhedo do Mundo, uma verdadeira relíquia à disposição dos visitantes.

Hoje, o Vinhedo do Mundo é considerado uma das três maiores coleções de uvas privadas do planeta, a maior da América Latina. Desde 2005, quando começou a ser desenvolvido, o projeto conta com o apoio da Embrapa Uva e Vinho e de entidades internacionais que têm contribuído com o envio de exemplares para serem cultivados na vinícola.

Desde 2011, a vinícola realiza a colheita simbólica, celebrando a cultura do vinho e a solidariedade entre as nações. Na quarta colheita simbólica, realizada no dia 8 de fevereiro de 2014, a vinícola aproveitou para lançar o VINUMMUNDI 2013, vinho produzido a partir de microvinificações com 100 variedades de uvas.

O Vinhedo do Mundo é um símbolo e uma mensagem de fraternidade e solidariedade humana que só a cultura do vinho e suas implicações filosóficas são capazes de expressar. Este projeto pretende chegar a ser uma das belas coleções de variedades vitis do mundo.

Afirma Rinaldo Dal Pizzol, presidente do Instituto R. Dal Pizzol.

Enoteca

A Enoteca, localizada em um antigo forno da olaria, conservado e restaurado, guarda os vinhos produzidos pela empresa da família desde sua fundação em 1974. Contém ainda uma réplica do primeiro vinhedo construído pelos imigrantes, todo de madeira e sem fios de arame.

Natureza

A natureza bela e bem preservada do Ecomuseu do Vinho conta, ainda, com uma diversificada coleção botânica de espécies nativas, exóticas, ornamentais, frutíferas e medicinais, todas identificadas e catalogadas. Os animais domésticos e silvestres andam soltos e livres em simbiose perfeita com a presença humana.

Pet Friendly

Pet Friendly

Pet Friendly

Seu amiguinho é bem vindo nas dependências da Dal Pizzol. Animais de pequeno porte podem circular somente com uso de coleira ou guia, e é essencial que o tutor recolha as necessidades de seu bichinho.

Ingresso para acesso ao Ecomuseu da Cultura do Vinho

De 0 a 6 anos: Isento
De 6 a 12 anos: R$ 5,00
Acima de 12 anos: R$ 10,00

Horário de atendimento

Segunda a sexta das 9h às 17h
Sábados, domingos e feriados das 10h às 16:30